A epilepsia pode se manifestar de diversas formas, já que existem vários tipos de crises com características diferentes.

Tuberculose | O que preciso saber?

Trata-se de uma doença provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada por bacilo de Koch. A transmissão da bactéria pode ocorrer por via respiratória através das gotículas de tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a tuberculose ativa (pulmonar e/ou laríngea).  

Em um período de um ano, em comunidade, uma pessoa com tuberculose sem o devido tratamento e que esteja eliminando gotículas com bactérias, pode transmitir a doença para cerca de 10 a 15 pessoas, de acordo com informações do Ministério da Saúde. 

Outro fator importante é que o bacilo de Koch não resiste à luz solar, e a circulação de ar ajuda na separação das partículas contaminadas. Por isso, manter o ambiente arejado e com luz são ações que ajudam a reduzir o contágio. Além disso, sempre que tossir, o indicado é cobrir a boca com o antebraço ou lenço de papel. 

Vale destacar que a tuberculose costuma atingir não só os pulmões como também pode afetar outras partes do corpo.  

Ilustração: GettyImages

Por conta dos riscos de evolução da doença, é essencial estar atento aos sinais que o corpo manifesta e saber identificar a tuberculose rapidamente. Alguns dos principais sintomas são:  

  • Febre vespertina; 
  • Tosse por 3 semanas ou mais; 
  • Suor noturno; 
  • Perda de peso. 

A tosse é considerada como o principal sintoma da tuberculose pulmonar. Portanto, ao apresentar os sintomas acima, em especial a tosse por um período de três semanas ou mais, é imprescindível buscar orientação médica. 
 

Como ocorre o diagnóstico? 

O diagnóstico da tuberculose é feito através de avaliação clínica que envolve a observação dos sintomas do paciente e exames laboratoriais. 

O exame laboratorial da tuberculose vai além de identificar a doença. Essa medida serve tanto para monitorar novos casos quanto para o controle da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, o diagnóstico laboratorial envolve os seguintes procedimentos: 

  • Teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) ou baciloscopia; 
  • Cultura; 
  • Teste de Sensibilidade aos fármacos. 

O especialista também pode solicitar a realização de radiografia do tórax como exame complementar. 

Quais as orientações para o tratamento? 

Após a descoberta da tuberculose, o paciente deve seguir com o tratamento durante pelo menos 6 meses.  

O quadro deve ter ser acompanhado por um especialista que poderá prescrever medicamentos que compõem o tratamento como rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.   

O recomendado é que o tratamento seja feito em todos os dias úteis da semana. Além disso, é muito importante o paciente ter orientações específicas quanto às características da doença, sua duração, a forma de tratamento e o uso dos medicamentos. 

No geral, é bastante comum que nas primeiras semanas de tratamento o paciente apresente melhoras. No entanto, é importante seguir com o acompanhamento médico e fazer o tratamento até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam já que a interrupção indevida pode trazer complicações como a evolução de tuberculose drogarresistente. 

Como prevenir? 

A vacina BCG é a principal forma de proteção contra as formas mais graves da tuberculose. Ela deve ser administrada ao nascer ou no máximo até os 5 anos de idade. 

Tratamento da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis 

 O tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) também é uma forma de prevenção essencial com o objetivo de evitar que a pessoa que tenha a bactéria desenvolva a tuberculose ativa.  

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o diagnóstico e tratamento da ILTB pode ajudar a proteger e impedir a evolução para o modo ativo da doença, principalmente para: 

  • Contatos domiciliares de pessoas diagnosticadas com tuberculose; 
  • Crianças; 
  • Infectados pelo HIV; 
  • Pessoas em uso de tratamentos imunossupressores. 

É muito importante o especialista faça uma avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e solicite o exame para diagnóstico da ILTB. 

Outra estratégia fundamental é ter o controle da transmissão e prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, algumas medidas podem ajudar como: 

  • Manter o local arejado, com luz solar e bem ventilado; 
  • Proteger a boca com o antebraço ou lenço ao tossir; 
  • Evitar aglomerações. 
Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado