O Dia do Pediatra é um reconhecimento a estes profissionais que se dedicam à saúde de crianças e adolescentes e acolhem e orientam os pais.

Dia do Pediatra destaca importância do profissional no desenvolvimento de crianças e adolescentes

No dia 27 de julho é comemorado o Dia do Pediatra, em reconhecimento a estes profissionais que não somente se dedicam à saúde de crianças e adolescentes, como também ao acolhimento e orientação de pais e familiares.

Escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910, a data marca a especialidade médica que cuida do ser humano em um dos ciclos mais importantes de vida, marcado pelo crescimento e desenvolvimento.

Quem leu esse texto também leu: Pronep apresenta dicas para evitar a intoxicação infantil em casa durante a pandemia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, consultas regulares auxiliam a prevenir ou detectar precocemente algumas doenças, permitindo tratamentos adequados e com mais chances de plena recuperação.

Entre os atendimentos realizados pelo profissional estão crianças ou recém nascidos com doenças crônicas ou necessidades especiais, que muitas vezes são obrigados a permanecer por longos períodos em hospitais para acompanhamento.

De acordo com o Juan Araújo, enfermeiro especializado em Saúde da Família e comunidade e UTI Adulto, docente titular da São Camilo e idealizador do programa Pronep Nefro, quando o paciente tem um comprometimento da função renal (diagnosticado previamente pelo nefrologista – médico que cuida dos rins), chega a necessidade de optar por terapias dialíticas como a Diálise peritoneal automatizada ou a Hemodiálise.

Publicado em 27 de julho de 2021 no Portal Hospitais Brasil.