Janeiro Branco alerta para os impactos da pandemia sobre a saúde mental dos brasileiros

Sintomas como depressão e ansiedade, considerados epidêmicos no Brasil, que foram agravados pelo surgimento da Covid-19 elevam a necessidade de cuidados com a saúde emocional

São Paulo, janeiro de 2021 – O início do ano marca, além do começo de um novo ciclo, a campanha do Janeiro Branco, dedicada aos cuidados com a saúde mental. Em 2021, a campanha ganha contornos ainda mais importantes, já que com o início da pandemia de Covid-19, a demanda por serviços voltados à saúde emocional aumentou, estimulados pelos sentimentos de luto, isolamento, incerteza e medo intrínsecos das crises sanitária e econômica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a oferta de serviços de saúde mental foi interrompida em países do mundo por causa da pandemia. Em estudo que abrange 130 países publicado no último ano, a entidade aponta a interrupção em serviços de aconselhamento e psicoterapia (67% dos países), redução de danos (65%), intervenções de emergência (35%) e no acesso a medicamentos para transtornos mentais, neurológicos e uso de substâncias (30%). (Fonte: OMS)

“A campanha do Janeiro Branco, neste ano, tem ainda mais relevância. No Brasil, já vivíamos epidemias de depressão e ansiedade, sintomas agravados pela pandemia de Covid-19. Precisamos ligar um sinal de alerta e demonstrar a importância do cuidado diário”, afirma Dra. Rosana Pais, Diretora Médica da Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo e pioneira no segmento de atenção domiciliar (home care) no Brasil.

A Pronep disponibilizou aos seus pacientes, colaboradores e representantes legais acesso gratuito ao Apoio Pass, programa que oferece assistência psicológica, financeira, jurídica e social. “Os impactos da pandemia afetaram em especial profissionais da saúde, pressionados pela alta demanda que a Covid-19 impôs. O acesso a serviços como o Apoio Pass, tanto por pessoas comuns, quanto por aqueles que estão na linha de frente, é essencial”, explica Dra. Rosana.


Outro grupo que merece atenção na campanha deste ano são os trabalhadores essenciais. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada no início da pandemia, demonstrou que 55% dos profissionais de serviços essenciais (segmentos de transportes, alimentação, limpeza etc.) foram acometidos por sintomas de depressão e ansiedade. (Fonte: Fiocruz).

“Mesmo que estejamos próximos do início da vacinação, os efeitos nocivos da pandemia tendem a se estender por boa parte de 2021. Ao evitarmos o adoecimento emocional, colaboramos para a saúde de nosso corpo como um todo” ressalta. A especialista da Pronep afirma, ainda, que a campanha ao longo do mês de janeiro pode inspirar ações efetivas em prol da saúde emocional.

“É necessário dar maior atenção a esse assunto e conversar sobre aquilo que nos aflige. Adotar alguns hábitos também pode ser positivo, como buscar formas de relaxar a mente em momentos de estresse e se atentar à qualidade do sono e da alimentação. A procura por auxílio psicológico é sempre recomendável”, finaliza.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar. 

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

Informações à imprensa Pronep – Tamer Comunicação:

Geyse Alencar – [email protected]
(11) 9-9940-0128

Vinícius Barboza – [email protected]
(11) 9-7208-6880

Marisa Ramazotti – [email protected]
(11) 9-7203-2039