Pacientes com Covid-19 podem ser tratados em casa

Expansão do atendimento e serviços especializados em home care para pacientes com Covid-19 permitem liberar leitos nos hospitais e apoiar o sistema de saúde

São Paulo, março de 2021 – Em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, setores da saúde suplementar se organizam para atender a demanda crescente de pacientes. Neste sentido, o home care exerce função estratégica na saúde brasileira, seja para atender pessoas infectadas com a covid-19 em casa ou para desafogar os hospitais na liberação de leitos ocupados por doentes crônicos.

Nesse contexto, empresas como a Pronep Life Care, marca do grupo Sodexo e pioneira no home care, elaboram novas modalidades de atendimento específicas para pacientes com Covid-19 que precisam ser internados ou que têm quadro estável e podem se recuperar em casa.

O objetivo dos serviços é fornecer apoio à desospitalização precoce mantendo uma alta vigilância clínica em domicílio, tratar os pacientes com uma equipe multidisciplinar e fornecer esse atendimento de forma rápida, com instalação dos equipamentos hospitalares em até 12 horas na casa de pacientes das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

A categoria Covid Home fornece os serviços de internação domiciliar para pacientes de baixa e média complexidade que foram diagnosticados com o novo coronavírus. Pacientes com alta complexidade precisam passar por uma avaliação quanto à estabilidade clínica e prognóstico. O serviço propicia ao paciente até 14 dias de internação, com todo suporte necessário e assistências medicamentosa, ventilatória, fisioterápica, enfermagem e médicos.

Já a categoria Alta Precoce Covid se destina a pacientes em UTI com diagnóstico estável, de modo a liberar leitos de UTI e atender aqueles que podem se recuperar da enfermidade em domicílio, ou aqueles que receberam alta da UTI, mas ainda precisam de cuidados até conseguirem alta médica.

Nele o paciente tem acesso a uma reabilitação de 14 ou 30 dias, a depender do quadro clínico da doença, cinco dias de enfermagem 24 horas, seguindo com desmame de dois dias consecutivos com enfermagem disponível por 12 horas. Em seguida, atendimento multidisciplinar por mais 7 ou 23 dias.

De acordo com Dr. Hyran Godinho, CEO da Pronep, os novos serviços foram estruturados de forma muito ágil para apoiar a demanda das empresas parceiras. “A desospitalização precoce hoje no país significa salvar vidas. A Pronep está bastante empenhada em atender as diferentes demandas de todo o ecossistema de saúde, seus parceiros, mas principalmente, proporcionar aos pacientes, a saúde, a qualidade de vida e todos os cuidados necessários para que o tratamento do Covid-19 ocorra no lugar mais importante que é a sua casa.”

Home care no Brasil


Antes mesmo da pandemia, a Atenção Domiciliar já vinha apresentando crescimento. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve um aumento de 22,8% no país – o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019.


A Fipe estima ainda que, caso o setor de Atenção Domiciliar encerrasse seus serviços, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para os atendimentos que hoje são supridos pela atenção domiciliar. Esses leitos representam 4,87% do total de leitos hospitalares. Estimativa do NEAD mostra que o setor cresceu 20% a partir de maio de 2020.

Sobre a Pronep Life Care


A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida. Atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.


Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.


A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

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