A Auditoria na Pronep acompanha de perto os processos da empresa, uso de materiais e medicamentos e procedimentos dos mais diversos

Por Dentro da Pronep 16: Auditoria

A Auditoria na Pronep acompanha de perto os processos da empresa, uso de materiais e medicamentos e procedimentos dos mais diversos


Hoje é dia de falar sobre o papel do enfermeiro auditor no “Por Dentro da Pronep”. Os profissionais são responsáveis pela análise e conferência dos processos, bem como condutas e uso de materiais, medicamentos e procedimentos realizados durante um atendimento de saúde.

Eles analisam os atendimentos feitos em um hospital, clínica ou no serviço de Home Care. Enfermeira auditora na Pronep Life Care há 2 anos e 4 meses, a Tatiana Corrêa Damas é uma das responsáveis pelo setor de Contas Médicas (Auditoria).

Para ela, este “é um profissional essencial para o controle de gastos e mensuração de qualidade da assistência de uma instituição de saúde”. Atualmente, o setor de Auditoria pertence ao de Contas Médicas.

Devido ao crescimento de pacientes na Pronep, são 3 enfermeiras auditoras, que analisam documentos vindos das residências, espelho de fatura, autorizações das Operadoras de Saúde, relatórios e aditivos.

“Isso tudo é feito com o objetivo de detectar serviços mal executados, aprimorar os processos de saúde e administrativos, identificar erros operacionais e fraudes, controlar riscos, propor ações preventivas e verificar a qualidade do atendimento”, explica Tatiana Damas.

A Auditoria Interna é realizada pelo enfermeiro auditor dentro da instituição com ações alocadas com a Educação Continuada, Faturamento (Contas Médicas), Enfermagem Assistencial, Enfermagem Estomaterapeuta e todos os outros setores pertinentes, como Multiprofissional, Médico, entre outros.

“Temos sempre o objetivo de entender e fiscalizar os processos para que seja possível identificar as não conformidades e agir estrategicamente, avaliando os dados referentes a identificação do paciente, da Instituição, o exame do prontuário, preenchimento dos formulários, resultados não analisados, e a definição da qualidade do serviço prestado”, ela conta.

Para a enfermeira auditora, a atualização profissional é um dos segredos para uma carreira bem sucedida. Ela participa constantemente de cursos, encontros e palestras, em busca de atualização na área. “Além da auditoria de contas médicas, tenho especialização em administração hospitalar, e ainda para esse ano pretendo fazer mais uma especialização voltada para saúde suplementar (com foco no modelo home care).

“Todo conhecimento adquirido através deles é transmitido de forma clara e objetiva para otimizar os nossos processos internos e para que consigamos sempre trazer o melhor para o nosso ambiente de trabalho”, conclui Tatiana.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado