A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória que afeta as articulações do corpo e apresenta alguns sintomas como vermelhidão, inchaço, dor e calor.
Por se tratar de uma doença crônica, não existe cura. Mas existe tratamento, inclusive o diagnóstico precoce da doença é fundamental para o controle dos sintomas.
Continue a leitura e descubra: pontos de atenção, cuidados e características.
Conheça mais sobre artrite reumatoide
A doença provoca inflamações no sistema de defesa, afetando as articulações do corpo. De modo geral, os membros que costumam ser mais atingidos pela doença são as mãos, os punhos, os cotovelos, os joelhos, os tornozelos e os pés. Quando as articulações estão inflamadas, ocorre rigidez matinal e fadiga.
Por outro lado, apesar de não ser comum, ainda é possível que outras partes do corpo sejam afetadas como unhas, músculos, rins, pulmão, coração, pele, olhos, sistema nervoso e mudanças no sangue.
A causa da artrite é considerada desconhecida pelos pesquisadores. Mas segundo informações do Ministério da Saúde, sabe-se que a doença costuma atingir duas vezes mais o público do sexo feminino.
Com o progresso da artrite, pode ocorrer destruição da cartilagem das articulações. Dessa forma, o paciente desenvolve deformidades e acaba se tornando incapaz de realizar tarefas simples do dia a dia.
Por isso, é sempre muito importante estar atento aos sinais que o corpo manifesta como possíveis dores, inchaços, dor e vermelhidão. Ao identificar esses sintomas, procure imediatamente um médico.
Quem leu este texto também leu: O que preciso saber sobre reumatismo?
Como ocorre o diagnóstico e tratamento?
A artrite não tem cura. Porém, quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento adequado, melhor para o controle da doença, prevenção da incapacidade funcional e lesão articular. Essas ações ajudam na qualidade de vida do paciente.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o diagnóstico da doença ocorre quando é considerado pelo menos 4 dos critérios abaixo, que aparecem por no mínimo 6 semanas:
- Rigidez nas articulações no período da manhã, com duração de pelo menos 1 hora;
- Artrite em pelo menos três áreas articulares;
- Artrite de articulações das mãos, punhos, articulação do meio dos dedos e entre os dedos e a mão;
- Artrite simétrica (por exemplo, no punho esquerdo e no direito);
- Presença de nódulos reumatoides;
- Presença de Fator Reumatoide no sangue;
- Alterações radiográficas em mãos e punhos.
O tratamento pode variar conforme a fase e o grau da doença, podendo ser feito o uso de medicamentos. Além disso, vale destacar que a fisioterapia e a terapia ocupacional são fundamentais para o desenvolvimento e melhora do paciente na execução de atividades básicas do dia a dia.
Além do acompanhamento médico, outra medida que contribui para o tratamento e controle da doença é a prática regular de exercícios físicos. As atividades aeróbicas, os exercícios resistidos e o alongamento podem ajudar no condicionamento físico, proporcionando mais resistência e melhora no funcionamento da musculatura corporal.
O recomendado é sempre procurar a ajuda de um especialista que poderá oferecer as orientações e os cuidados necessários.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]