As pessoas que sofrem distúrbios de ansiedade costumam sentir preocupação e medo de forma excessiva em situações simples durante a rotina.

Como lidar com a ansiedade? Conheça cinco formas de ajudar a controlar

A ansiedade é uma reação natural do ser humano e que funciona como um estado de alerta ao nosso corpo frente a situações de perigo, de algo desconhecido ou de estresse psicológico, por exemplo. Uma reação bem comum diante de uma expectativa, seja diante de uma prova ou de uma viagem esperada. Entretanto, é preciso saber diferenciar a ansiedade do transtorno de ansiedade, ou seja, quando essa reação deixa de ser pontual e passageira e se torna extremamente constante e duradoura, de modo a afetar a saúde mental da pessoa e a impactar diretamente em sua rotina.

Atualmente, o Brasil é considerado um dos países com maior número de casos de transtorno de ansiedade. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que pouco mais de 18,6 milhões de brasileiros sobrevivem com transtorno de ansiedade. Apesar de afetar ambos os sexos, e pessoas de todas as idades, esse distúrbio costuma ser mais frequente em mulheres na fase adulta.

Neste artigo, vamos entender como ocorre o transtorno de ansiedade, apresentar alguns sintomas e como funciona o tratamento. Continue a leitura e confira.

Como ocorre o transtorno de ansiedade?
O transtorno de ansiedade, segundo o manual de diagnóstico de transtornos mentais, é um distúrbio relacionado a um estado de “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva” constante.

As pessoas que sofrem distúrbios de ansiedade costumam sentir preocupação e medo de forma excessiva em situações simples durante a rotina. Mas, como podemos diferenciar a ansiedade natural da patológica? De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos de ansiedade costuma apresentar alguns sintomas como:

  •  Nervosismo e tensão constantes;
  •  Sensação frequente de que algo ruim vai acontecer;
  •  Medo em excesso diante de alguma situação específica;
  •  Preocupação exagerada com trabalho, saúde, finanças e família;
  •  Problemas de concentração e descontrole de pensamentos;
  •  Dificuldade para dormir;
  • Alta irritabilidade;
  • Grande agitação dos braços e pernas.

Além dos sintomas psicológicos, o transtorno de ansiedade também pode manifestar através de reações físicas como: náuseas, vômitos, falta de ar, taquicardia, elevação da pressão arterial, sensação de desmaio e tontura, palpitações no coração, dores de cabeça e mudanças no hábito intestinal.

Vale ressaltar que pessoas com transtorno de ansiedade, em grande parte dos casos, podem apresentar outros distúrbios como pânico, fobias, depressão e outros problemas. 

Como funciona o tratamento?

O transtorno de ansiedade não tem cura. Apesar disso, possui tratamento que visa  diminuir os riscos de crises e sintomas, algo que já proporciona bem-estar e qualidade de vida ao paciente.


O acompanhamento deve ser feito com um psicólogo, que realiza a psicoterapia, e por um médico psiquiatra que pode prescrever medicamentos. Além disso, existem algumas medidas simples no dia a dia que podem auxiliar no controle da ansiedade:


– Controlar a respiração. Inspire e expire;

– Desvie a atenção dos sintomas;

– Busque manter o foco no tempo presente;

– Mantenha uma organização das suas atividades do dia a dia;

– Faça atividades físicas regularmente;

De modo geral, grande parte das pessoas sente uma grande diferença logo após algumas semanas do tratamento. Portanto, é fundamental buscar ajuda de um especialista, já que o diagnóstico precoce e adequado, juntamente com o acompanhamento correto, são essenciais para evitar maiores prejuízos e manter a saúde em dia. 

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado