Pessoas resilientes tendem a lidar melhor com desafios, reduzindo a resposta ao estresse no organismo, o que contribui para a proteção do coração.

Como os pensamentos influenciam na saúde do coração? 

Os pensamentos podem ter diversos impactos na saúde, inclusive no coração. Quando se trata da saúde cardiovascular, é comum associar apenas à alimentação saudável e à prática de atividades físicas. No entanto, prestar atenção aos aspectos emocionais e mentais é de extrema importância. 

O Brasil é considerado um dos países com um dos mais elevados números de casos de ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, mais de 18 milhões de pessoas são afetadas. É relevante ressaltar que a ansiedade apresenta sintomas já reconhecidos como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

A preocupação constante e os pensamentos negativos, frequentemente presentes entre os sintomas comuns da ansiedade, têm a capacidade de liberar hormônios como o cortisol e a adrenalina. Quando produzidos de forma excessiva, esses hormônios aumentam consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como hipertensão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e potenciais inflamações no organismo. A seguir, você verá como os pensamentos podem impactar a saúde do coração: 

Relacionamento interpessoal: Manter relacionamentos sociais saudáveis e contar com apoio durante os desafios da vida é fundamental para a saúde. Vale destacar que o isolamento social pode acentuar o risco de problemas como depressão e ansiedade que, por sua vez, influenciam a saúde cardiovascular. 

Qualidade do sono: O excesso de preocupações e estresse interferem na qualidade do sono. A insônia está diretamente relacionada ao aumento da pressão arterial, ao impacto negativo no metabolismo da glicose e à intensificação das inflamações no corpo. 

Resiliência: Desenvolver competências mentais e emocionais como a resiliência é essencial para mitigar os efeitos nocivos dos pensamentos em situações de estresse. Indivíduos resilientes tendem a lidar melhor com desafios, reduzindo a resposta ao estresse no organismo, o que contribui para a proteção cardiovascular. 

Estilo de vida: Pessoas frequentemente sob estresse e com episódios de depressão tendem a adotar comportamentos prejudiciais à saúde. Isso inclui hábitos como alimentação inadequada, falta de exercícios físicos, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Essas práticas aumentam substancialmente o risco de doenças cardíacas. 

Bem-estar mental: Por outro lado, pensamentos positivos e otimismo têm potencial para reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas. De fato, uma mentalidade positiva pode promover o autocuidado, elevar a autoestima e estimular a adoção de hábitos saudáveis, tais como manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física e até mesmo aprimorar a concentração, o foco e a busca por estratégias saudáveis para enfrentar o estresse. 

Portanto, é relevante reforçar que os pensamentos e emoções mantêm uma relação intrincada com a saúde cardíaca. É essencial conhecer a si mesmo, buscar apoio sempre que necessário e compreender os mecanismos que facilitam o manejo de desafios, assim como a gestão do estresse. Caso esteja enfrentando dificuldades para lidar com as emoções, é altamente recomendável buscar suporte profissional para cuidar da saúde integral. 

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado