Cuidados com Pacientes Pediátricos no lar

Veja algumas ações necessárias para garantir um ambiente seguro  

Cuidar de pacientes pediátricos no ambiente domiciliar exige ações especiais para proporcionar um espaço mais seguro e acolhedor. Quando se trata de home care, os cuidados são adaptados para atender às necessidades individuais de cada criança, considerando sua condição de saúde e estágio de desenvolvimento.  

Antes de iniciar os cuidados em casa, é crucial realizar uma avaliação completa da criança e do ambiente domiciliar. Essa avaliação permite identificar as necessidades específicas do paciente e sugerir possíveis adaptações e cuidados básicos para garantir segurança e conforto.   

A seguir, destacamos algumas ações essenciais para proporcionar um ambiente mais seguro para os pacientes pediátricos.  

Continue a leitura! 

Segurança do ambiente 

Procure manter as tomadas elétricas cobertas e os cabos eletrônicos bem guardados. Além disso, busque utilizar protetores nas quinas de móveis. 
 
Outro cuidado fundamental são os acessos próximos às escadas e às janelas. Por isso, é muito importante a utilização de grades de segurança nestes locais.   

Guardar bem os objetos pontiagudos e pequenos 

Quando se trata de criança, todo o cuidado deve ser redobrado. Manter objetos cortantes e pequenos em locais longe do alcance de crianças para evitar ferimentos e engasgos. 

Quarto do paciente 

Criar um ambiente lúdico e aconchegante é essencial para estimular o bem-estar da criança. Se necessário, faça adaptações especiais para o paciente conforme as condições médicas específicas. Além disso, mantenha a temperatura do local adequada. 

Acessibilidade   

Em caso de pacientes com necessidades especiais, é importante proporcionar acessibilidade, como a inclusão de rampas. Ter mais espaço para circulação no caso de cadeirantes também é essencial. Outra medida necessária é facilitar o acesso a objetos pessoais e brinquedos.   

Mantenha uma rotina  

Estabelecer uma rotina estruturada para os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e outras atividades é fundamental. Além disso, é necessário manter um ambiente silencioso e com iluminação adequada nos horários de descanso.  

Vale ressaltar que a adaptação do ambiente e os cuidados podem variar de acordo com as condições de saúde e desenvolvimento de cada paciente. Uma rede de apoio envolvendo profissionais de saúde e familiares é muito importante para um ambiente seguro.  

Portanto, ao executar essas ações, todos os envolvidos no cuidado podem garantir um ambiente acolhedor e seguro para pacientes pediátricos, a fim de promover mais bem-estar e qualidade de vida. 

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado