Os cuidados adequados com as feridas são importantes para prevenção de complicações e para ajudar no avanço da cicatrização. 

Quais os cuidados essenciais para o tratamento e recuperação de feridas?  

Ao enfrentar uma lesão, os cuidados adequados com as feridas são importantes para prevenção de complicações e para ajudar no avanço da cicatrização. 

De modo geral, independentemente do tipo de lesão, é muito importante considerar alguns cuidados básicos para um tratamento seguro e eficaz. Veja a seguir as principais medidas a serem consideradas.  

Higienização da ferida   

A limpeza da ferida é o primeiro passo para o tratamento. Deve ser feita com água limpa e sabão neutro, lavando delicadamente. Com a ajuda de um profissional de saúde, deve-se aplicar soluções salinas estéreis que auxiliam na retirada de detritos. Evite o uso de produtos como álcool ou mercúrio cromo que podem afetar o processo de cicatrização.   

Além dos cuidados diretos na ferida, a atenção à higiene pessoal do paciente é fundamental. Manter a área ao redor da ferida limpa e seca, trocar regularmente as roupas de cama e evitar tocar na ferida com as mãos não lavadas também são práticas que contribuem para a prevenção de infecções.  

A criação de um ambiente doméstico limpo e seguro é parte integrante do cuidado. A manutenção regular do ambiente onde o paciente reside contribui para evitar possíveis complicações, proporcionando um cenário propício à recuperação.  

Troca de curativos e monitoramento da ferida  

A escolha e troca adequada de curativos são aspectos importantes no cuidado de feridas no ambiente domiciliar. É necessário seguir as orientações do profissional de saúde sobre a frequência e a forma de troca do curativo.   

A observação diária da ferida é fundamental quanto a possíveis sinais de infecção como inchaço, secreção intensa e vermelhidão excessiva, que devem ser informadas ao médico. O recomendado é não usar o curativo por muito tempo para evitar o risco de infecção.  

Manter consultas regulares com profissionais de saúde para monitorar o progresso da cicatrização e ajustar o plano de tratamento conforme necessário. A comunicação assertiva entre o paciente, os cuidadores e a equipe médica é uma medida essencial para garantir que qualquer preocupação seja abordada prontamente.  

Administração de medicamentos  

O tratamento deve ser realizado conforme as orientações prescritas pelo estomaterapeuta e pelo médico. Não interrompa o tratamento sem a autorização do especialista. Se necessário, administre analgésicos conforme prescrição médica para controlar a dor associada à ferida. O alívio da dor não só melhora o conforto do paciente, mas também pode ajudar na recuperação.  

Vale destacar que cuidar de feridas e evitar infecções em ambiente domiciliar vai além de uma medida preventiva, já que são ações fundamentais para a promoção da saúde e recuperação eficaz do paciente. Seguir as orientações específicas dos profissionais de saúde e adotar práticas diligentes é importante para proporcionar um ambiente mais suscetível à cicatrização com o objetivo de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida do paciente.   

A Pronep Life Care conta com estomaterapeutas, que são profissionais especializados no tratamento de feridas. Nosso objetivo é promover a cicatrização das lesões cutâneas e diminuir os fatores que possam retardar a recuperação do paciente, fazendo acompanhamento contínuo dessas lesões.  

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado