O dia de combate a diabetes acontece no mês de novembro

Diabetes atingirá mais de 21,5 milhões de pessoas no Brasil até 2030

Você sabia que o Brasil é o 5º país com o maior número de pessoas com diabetes no mundo? Cerca de 16,8 milhões de pessoas, na faixa etária entre 20 e 79 anos, possuem a doença.

De acordo com dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes, estima-se que, até 2030, a doença atingirá mais de 21,5 milhões de pessoas no país. Com o objetivo de conscientizar a população, em novembro, acontece o Dia de Combate à esta enfermidade.

Atualmente, ela é considerada como um sério problema de saúde pública. É uma doença crônica gerada pela falta de insulina ou incapacidade do corpo em utilizá-la de forma apropriada. Vale destacar que a insulina é produzida pelo pâncreas e ajuda no controle da quantidade de açúcar no nosso sangue. A glicose é extraída através dos alimentos ingeridos no dia a dia, que são nossa fonte essencial de energia.

O crescimento de casos é gerado por diversos fatores genéticos, ambientais, socioeconômicos entre outros. Grande parte dos casos está relacionada com o tipo 2 da doença, sendo ocasionados pelo sedentarismo, alimentação desequilibrada e obesidade.

O organismo necessita de insulina para metabolizar a glicose nesse processo. Mesmo que o surgimento da diabetes tenha uma origem semelhante, existem algumas características que dividem a doença em: tipo 1,  tipo 2, diabetes gestacional e pré-diabetes.

Todo ano, as campanhas promovidas pelo Dia Mundial da Diabetes têm como objetivo alertar sobre o assunto e apresentar ferramentas que ajudam na prevenção. Vale destacar que é fundamental manter uma alimentação saudável, realizar exames de rotina e fazer atividades físicas.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado