paciente idosa sendo cuidada

Envelhecimento da população brasileira | Uma questão de saúde pública

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988, prevê que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, tendo como princípios a Universalidade, Integralidade e Equidade.

Este modelo de auxílio à saúde para a população, de maneira universal e gratuita, é um exemplo que países desenvolvidos elogiam e até estudam implementar em suas realidades sociais.

Mas existe uma peculiaridade, entre tantas outras, que transforma este atendimento no Brasil em colapso: o envelhecimento da população brasileira.

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde traçou o perfil da saúde do idoso e analisou aspectos como: quais serviços eles mais utilizam, quais as suas principais limitações funcionais e quais as principais causas de hospitalizações.

O levantamento mostrou que 75% dos idosos dependem exclusivamente do SUS e mais de 80% realizam através dele, pelo menos, uma consulta na rede pública de saúde durante o ano. O uso massivo e quase único do SUS pelos idosos traz à tona a questão da inversão da pirâmide etária da população brasileira, visão que nos últimos anos se torna mais evidente.

Tem se vivido mais, é verdade. O desafio de não transformar esta realidade em um problema, e sim em uma busca por soluções que façam todos viverem melhor, é grande.

No estudo que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz frequentemente, onde projeta o crescimento populacional, a tese de que mudanças consideráveis na classificação etária brasileira irão acontecer foi confirmada.

O levantamento aponta que o ritmo de crescimento populacional brasileiro se manterá apenas até 2047, quando as taxas de natalidade tendem a diminuir.

Se hoje o número de pessoas com mais de 60 anos é de 1 para cada 10 brasileiros, em 2060 a projeção é que 25% da população brasileira tenha 60 anos ou mais, e até supere a quantidade de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Levando em consideração estes números, fica evidente a necessidade de um modelo assistencial diferente, que contribua para a gestão da saúde e suas dificuldades e foque na atenção primária, cuidando das pessoas desde o nascimento até o envelhecimento.

O envelhecimento da população é uma questão mundial iniciada em países mais desenvolvidos, mas que já chega em lugares como o Brasil de forma avassaladora, mudando aspectos sociais importantes.

A carência de programas de atendimento mais humanizados, que preze pela promoção à saúde do paciente e não apenas no tratamento de possíveis doenças, é um caminho que se torna necessário.

A Pronep Life Care, preocupada com as mudanças que a sociedade brasileira apresenta, desenvolveu programas que não tratam apenas das doenças, mas que contribuem fortemente com a qualidade de vida das pessoas e torna o cotidiano delas mais confortável.

Entre um de nossos serviços, contamos com um método que promove boas ações em saúde, previne contra doenças e faz acompanhamentos. Tudo é acompanhado por profissionais altamente capacitados, que se preocupam com o bem-estar de quem está sendo cuidado, seja ele criança, adolescente ou idoso.

A estratégia de atendimento é desenvolvida para evitar hospitalizações desnecessárias e prezar pela vida do paciente da forma que ele precisa de verdade.

Conheça os nossos serviços em Atenção Domiciliar e entenda por que somos referência quando o assunto é cuidado à saúde realizados em casa.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado