paciente em quarentena

Significado, origem e importância da Quarentena

A disseminação da Covid-19 nos mostrou a importância da quarentena como modelo adotado e muito eficiente no combate a doenças altamente contagiosas. A prática já foi usada por diversas vezes em nossa história.

A quarentena é uma medida de saúde pública, que tem como foco uma espécie de reclusão social aplicada às pessoas, que podem ou não terem sido contaminadas pelo agente transmissor de determinada doença, para evitar a sua propagação.

Resumindo, deve ser feito o isolamento de pessoas que podem ter tido contato com doenças altamente infecciosas, de modo a reduzir a taxa de transmissão da doença.

Quando submetidas a uma quarentena, as pessoas que tiveram contato com pessoas doentes ou que estão/estiveram em regiões de surtos epidêmicos devem permanecer reclusas, em casa, impedindo o espalhamento de uma determinada doença.

O significado do termo pode confundir, por parecer um sinônimo para “isolamento”. Porém, as palavras remetem a práticas diferentes. A quarentena restringe o trânsito de pessoas no âmbito social; já o isolamento é a separação dos indivíduos doentes, já contaminados por determinada enfermidade.

mãe e filho vivendo em isolamento social

O termo também pode ser confundido com o tão falado “Distanciamento Social”. Este se trata de uma medida voluntária, onde as pessoas devem evitar interagir fisicamente próximas a outras, para diminuir a difusão da doença. Escolas, faculdades, entre outros locais, podem fechar durante o período de distanciamento social.

Origem da quarentena

Não se sabe exatamente a origem da quarentena, mas há o consenso de que o período de reclusão com duração de 14 dias corridos é originado da China, quando ainda se estudavam formas de prevenção e vacinação contra a Malária.

No passado, mais exatamente no século XIV, o relato mais marcante da quarentena na história se deu com o surto da Peste Negra que se espalhou pela Europa. Naquela ocasião, Veneza impedia que navios e cruzeiros que chegassem de outros lugares pudessem desembarcar.

Toda a tripulação, incluindo os passageiros, deveria esperar 40 dias para desembarcar.

A importância da quarentena

Além de auxiliar a controlar o número de casos em uma determinada região, a quarentena também é útil para o controle da doença, já que as restrições de circulação humana, por si só, são capazes de impedir que o vírus se espalhe para outros locais.

Quando a quarentena anunciada não é respeitada, o sistema de saúde de um país pode entrar em sobrecarga, e eventualmente entrar em colapso, como observado na Itália em 2020, com a pandemia da Covid-19.

Portanto, essas medidas de prevenção e proteção são de extrema importância em situações como as que vivemos atualmente com a COVID-19.

Saiba mais sobre assuntos relacionados à Covid-19 e ao cuidado domiciliar com o paciente em nosso blog!

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado