Amigas em defesa da campanha anual Outubro Rosa

Outubro Rosa e a sua importância

Outubro Rosa talvez seja um das campanhas de conscientização mais conhecidas da população. Durante todo o mês, ações de prevenção são realizadas e o alerta sobre o câncer de mama ganha destaque.

Entretanto, mesmo sendo uma data importante, esse tipo de câncer ainda é o mais frequente entre as mulheres e a principal causa de morte por câncer entre elas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 o número de novos casos no Brasil chegou a mais de 60 mil. Desse total, mais de 15 mil mulheres podem morrer da doença.

O câncer de mama ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da mama, criando células anormais que se multiplicam e se transformam em um tumor. O câncer tem cura, desde que seja descoberto em seu estágio inicial.

E quais os principais sintomas?

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, através do autoexame.

O corpo apresenta alguns sinais, é através deles que o diagnóstico precoce acontece. Antes de mais nada, destacamos a importância de ir a um médico caso precise ou sinta essa necessidade.

Conheça alguns dos sintomas:

– Caroço ou nódulo endurecido na mama, que geralmente é indolor.

– Alteração no bico do peito.

– Pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço.

– Pele avermelhada da mama.

– Líquido saindo de forma anormal de alguma das mamas.

Maneiras de fazer o autoexame

paciente fazendo o autoexame nas mamas
  • NO ESPELHO

Veja se existem mudanças como achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza nos seios.

  • NO BANHO

Com um dos um dos braços erguidos por trás da cabeça, pressione os seios em busca de algum corpo estranho. Logo em seguida, apalpe os mamilos e verifique se sai algum líquido anormal.

  • DEITADA

Posicione uma de suas mãos sob a cabeça e com a parte interna dos dedos da outra mão, pressione com movimentos de fora para dentro. Caso exista algum engrossamento da pele ou um possível nódulo (caroço), procure um especialista.

Mesmo o autoexame sendo um importante aliado na prevenção e combate ao câncer de mama, é essencial que exames de rotina sejam feitos com frequência para que a doença seja constatada de fato.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, o ideal é que a mamografia seja realizada a cada dois anos, e não só depois de algum(ns) sintoma(s).

Quais os principais fatores de risco da doença?

Histórico familiar e idade a partir dos 50 anos são fatores de risco, mas alguns maus hábitos contribuem para o surgimento desse tipo de câncer.

Portanto, além de monitorar os sintomas, é necessário controlar:

– Excesso de peso.

– Má alimentação.

– Sedentarismo.

– Tabagismo.

– Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Você conhece a origem do laço rosa do outubro rosa?

A Fundação Susan G. Komen for the Cure promoveu em 1990 a chamada ‘Corrida pela cura’. O evento foi na cidade americana de Nova York, onde foram distribuídos laços cor de rosa.

Laço da campanha anual de conscientização Outubro Rosa

Depois que essa ação foi realizada, o laço rosa virou símbolo de prevenção e combate ao câncer de mama.

Afinal, quais os principais objetivos do outubro rosa?

Embora o câncer de mama seja uma doença que se manifeste em todos os momentos do ano, a campanha não busca alertar sobre a doença somente no mês de outubro.

Pelo contrário, a ideia da campanha leva em consideração o alerta que deve ser feito durante todos os meses.

Sendo assim, veja os principais objetivos do outubro rosa:

– Conscientizar sobre prevenção e compartilhar informações sobre a doença.

– Mostrar que é possível se curar da doença e que proporcionar fácil acesso aos exames de diagnóstico é uma importante forma de combatê-la.

– Contribuir para a diminuição da mortalidade feminina.

Geralmente, quando escutamos a palavra câncer, nos espantamos com a gravidade que essa doença impõe aos seus portadores. Não é diferente com o câncer de mama.

Mas, se diagnosticado precocemente, ele pode ser tratado, seja por meio de cirurgia, radioterapia, hormonioterapia ou terapia biológica. Apesar de grave, o câncer de mama pode sim ser curado.

Na Pronep Life Care, contamos com serviços essenciais para acompanhamentos em saúde e diminuição de aparecimento de doenças, pois entendemos o quanto é importante acompanhar a saúde dos pacientes.

Clique aqui e conheça o conjunto de serviços PronepONCO, acolhimento e suporte a pacientes imunodeprimidos, no conforto do próprio lar.