blank

A importância do autocuidado para manter a saúde em dia

O autocuidado é um conjunto de hábitos que uma pessoa pode exercer na rotina para cuidar de si ajudando na prevenção de doenças, aumentando a expectativa e qualidade de vida.

Você sabia que, atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são consideradas como uma das principais causas de morte no Brasil e em grande parte do mundo? De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil mais de 57 milhões de pessoas possuem pelo menos uma das doenças crônicas não transmissíveis. Entre as mais predominantes estão diabetes, cardiopatias, problemas na coluna, asma e entre outras. 

De modo geral, o aumento dessas enfermidades na população está relacionado ao estilo de vida e comportamento. Para mudar esse cenário, é essencial colocar em prática algumas ações como manter uma boa alimentação, realizar consultas de rotina e fazer exercícios regularmente. Esses são alguns dos hábitos associados ao autocuidado que podem ajudar a manter a saúde em dia.

blank

Por conta disso, a Organização Mundial de Saúde criou o Dia Internacional do Autocuidado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde e do bem-estar do corpo e da mente 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.