Saúde Mental na pandemia

COVID-19 | Como manter a saúde mental diante da pandemia?

Vamos falar sobre saúde mental na pandemia? Em circunstâncias como as que estamos vivendo, onde o mundo inteiro passa por um momento atípico, o bombardeio de novas informações é gigantesco e acaba interferindo em nossa convivência e saúde mental.

A preocupação em controlar e se prevenir do novo Coronavírus acaba não sendo o único problema da pandemia. Hoje, observamos pessoas de todas as idades desenvolverem transtornos de ansiedade, crises de pânico e por vezes entrarem em depressão.

Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um documento onde ela dá orientações para preservar o bem-estar durante a pandemia. Os tópicos destacados pela organização vão desde como agir com pessoas infectadas, a como explicar para as crianças o que está acontecendo. 

O objetivo, segundo a OMS, além de melhorar a convivência, é contribuir para que as tomadas de decisões de prevenção sejam balizadas pela lógica científica, pois, quando estamos bem com nós mesmos, acabamos menos atingidos por notícias que não contribuem. 

Na Pronep, orientamos nossa equipe multidisciplinar e pacientes a estarem cientes das medidas preventivas contra o novo Coronavírus, mas ao mesmo tempo ressaltamos que é preciso estar atento na manutenção da saúde mental na pandemia.

Abaixo, colocamos alguns dos principais trechos que o documento da OMS traz:

Não rotule as pessoas que estejam com a doença

Referir-se a alguém como “caso de Coronavírus” ou à sua família como “família COVID-19”, pode desumanizá-los. Ao invés de usar estes termos, procure tocar no assunto de uma forma mais positiva como por exemplo, tratar essas pessoas como pacientes “em tratamento contra a COVID-19”.

Evite o bombardeio de informações 

O noticiário não fala em outro assunto,  e se desvencilhar das notícias acaba sendo uma tarefa quase impossível. Porém, mesmo sabendo que informações oficiais são importantes para medidas de prevenção, é necessário dosar a quantidade de informação recebida. 

Sentiu que está ficando ansioso com as várias notícias sobre a pandemia? Tente se informar em momentos específicos do seu dia, estabeleça horários para isso e foque nas notícias que agreguem alguma ação que te ajude a previnir contra o novo vírus.

Tenha paciência com os idosos

Talvez essa seja uma das principais medidas quando o assunto é manutenção da saúde mental na pandemia, já que os mais idosos estão no principal grupo de risco da doença. Tente ser calmo, claro e repita quantas vezes forem necessárias as medidas cruciais no combate à pandemia.

É bom destacar que o isolamento em casa ou no hospital é um importante gatilho para o surgimento de transtornos de ansiedade, irritabilidade e agitação — sobretudo em pessoas com declínio cognitivo e demência. 

Se estiver em isolamento, tente manter uma rotina

exercício físico em casa durante a pandemia

Algumas cidades estão recomendando novamente o isolamento social para pessoas que não trabalham em serviços essenciais. Se for o seu caso, evite as notícias sensacionalistas e conserve o que for possível de sua rotina. Pratique exercícios físicos, mantenha o seu sono em dia e coma alimentos saudáveis.

Apesar do isolamento físico, use a internet a seu favor e mantenha um relacionamento social. Para isso, existem diversas plataformas disponíveis na internet.

Faça chamadas de vídeo com seus familiares e colegas de trabalho. Essa atitude pode diminuir um pouco a falta que a convivência social traz neste momento.

Como a Pronep está agindo nessa questão?

Com o aumento dos casos, cresce também a nossa preocupação quanto à saúde mental das pessoas que, mesmo não sendo afetadas diretamente pelo Coronavírus, possam sofrer com as consequências da pandemia. 

A Pronep ocupa uma posição de destaque quando o assunto é Atenção Domiciliar no país, e está disponibilizando para seus funcionários e pacientes um programa de apoio chamado Apoio PASS, que oferece orientações jurídica, psicológica, social e financeira.

Nele, todas as orientações são dadas de forma remota, por meio de um número de telefone, sem a necessidade de contato presencial. 

Essa é só uma das muitas atitudes que estamos colocando em prática e nos rendeu elogios vindos de importantes associações de classe da saúde.

Deixamos aqui a mensagem de que vamos passar por esse momento, criando diversas maneiras de preservar a vida de todos e enfrentando o problema de frente. 

Somos movidos por fazer o bem: Ouvir, sentir e cuidar.

* Clique aqui para acessar o documento da Organização Mundial de Saúde (OMS), citado no blog. 

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado