cuidados paliativos

Cuidados Paliativos | A importância do ambiente domiciliar nessa forma de cuidado

Diante de um cenário que visa implementar tratamentos cada vez mais humanizados e que reforcem a ideia de bem-estar do paciente, os cuidados paliativos feitos em casa se tornaram uma importante alternativa. 

Além desse relevante ponto de melhora na qualidade de vida do paciente, esse tipo de cuidado em casa possibilita menos idas ao hospital, o que proporciona diminuição nos custos da saúde e contribui para a sustentabilidade do setor.

O serviço de Atenção Domiciliar, tratamento que engloba uma série de cuidados à saúde executados em casa, teve os seus primeiros registros na década de 80, nos Estados Unidos, e apenas na década seguinte as primeiras empresas brasileiras começaram a se desenvolver em território nacional.

Apesar do desenvolvimento tardio e ainda de pouca visibilidade, segundo a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), o Brasil registra hoje mais de 800 estabelecimentos de atendimento e serviço de Atenção Domiciliar – do inglês home care, número que ultrapassa o dobro do que era disponível no início da década.

Para que os cuidados paliativos realizados em casa sejam efetivos, é necessária a existência de uma equipe multidisciplinar que se comprometa principalmente em aliviar a dor e maximizar a qualidade de vida do  paciente. O objetivo principal deste tipo de atendimento é o de minimizar os desconfortos que podem acompanhar o paciente, sejam eles causados pelo tratamento ou pela doença que possui. 

Levando isso em conta, fica clara a importância de o paciente ter o ambiente de sua casa como local para esses tratamentos que, por vezes, é bem doloroso. A possibilidade de estar em sua própria residência e a proximidade e acompanhamento que é possível nesse método, melhora os processos e tornam os cuidados menos sofríveis.

Listamos abaixo algumas das principais dúvidas sobre o tema:

Qual paciente pode se beneficiar dos cuidados paliativos?

Paciente idosa recebendo cuidados paliativos

Na grande maioria das vezes, os cuidados paliativos são indicados a pacientes com doenças crônicas e que, de alguma forma, estão comprometendo a sua integridade e causando sofrimento.

Cuidados paliativos são feitos apenas em pacientes em estado terminal?

Não, pois o grande objetivo deste método de tratamento é aliviar os sintomas da doença independente de qual ela for, desde uma mais complexa, como um tratamento oncológico, quanto uma hipertensão, onde o paciente necessita de mudanças de hábitos e controle sobre a doença.

Por que possuir cuidados paliativos em casa é benéfico? 

Em casa, o paciente melhora diversos sintomas e se sente mais confortável, benefícios que vão além do controle da doença que o hospital proporciona. Mas existem outras vantagens para essa modalidade de cuidado, como:

  • Conforto;
  • Apoio Multiprofissional contínuo;
  • Autonomia do paciente;
  • Redução de Custos;
  • Atendimento mais humanizado.

A Pronep, como empresa referência em Atenção Domiciliar, está sempre atenta e engajada na implementação de métodos que, acima de qualquer coisa, melhorem a qualidade de vida dos pacientes atendidos. 

Por isso, possuímos uma gama de serviços que contribuem não só nesse quesito, mas que também auxiliam na sustentabilidade do setor.

As famílias, os pacientes atendidos e todas as partes envolvidas no cuidado são a nossa principal preocupação. E é por esses motivos que evoluímos constantemente os nossos programas de atendimento.

Conheça os novos serviços, Pronep Care, Probep Clinic, Pronep Home, Pronep Onco e Pronep Nefro e entenda como atuamos.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado