Para manter a saúde em dia e protegida de vírus e bactérias no inverno, existem algumas medidas simples para aplicar no dia a dia.

Como cuidar da saúde durante o inverno?

Chegou o período mais frio do ano e, com a diminuição da temperatura e o clima mais seco, o organismo já sente a diferença. O ambiente passa a se tornar ideal para proliferação de vírus que afetam o sistema respiratório. Por isso, algumas doenças são mais comuns no inverno e é importante ter atenção e redobrar os cuidados.

No inverno, é comum as pessoas se manterem em ambientes mais fechados e com menos ventilação para garantir o aconchego quentinho que a estação pede. Entretanto, esse cenário acaba sendo favorável para a circulação de vírus que costumam causar doenças como covid-19, gripes, resfriados, entre outras. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula-se que mais de 650 mil mortes por ano estejam relacionadas a doenças respiratórias, como a gripe sazonal.

Por isso, vale destacar a importância de manter o calendário vacinal em dia. A imunização contra a covid-19 e a gripe são medidas fundamentais para fortalecer o sistema imunológico. Além de atuar na prevenção, ajudam a impedir que, em caso de contágio, evoluam para um quadro clínico mais grave.

Outro ponto que chama bastante a atenção no inverno são as alergias, rinites, sinusites e rinossinusites, já que esse período é bastante propenso para as crises alérgicas. Segundo informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), estima-se que cerca de 30% da população no Brasil seja afetada por conta das alergias. 

Portanto, para manter a saúde em dia e protegida de vírus e bactérias, existem algumas medidas simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia, com o objetivo de evitar a disseminação das infecções por vírus e de ajudar no combate às alergias. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a higienização adequada das mãos e dos punhos com água e sabão pode ajudar na prevenção de infecções. Outra medida é o cuidado com o ambiente, sempre buscando manter bem arejado e com boa circulação de ar.

Ainda, é muito importante se atentar à nutrição do corpo. Manter uma alimentação saudável e beber bastante água contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para o combate de doenças infecciosas. E não se esqueça de praticar exercícios físicos, já que proporcionam mais disposição e resistência ao corpo, promovendo bem-estar e saúde.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado