Mês da Mulher: especialista em atenção domiciliar alerta para o bem-estar daqueles que cuidam de pessoas doentes

São Paulo, março de 2021 – Março é o mês da mulher. Estudos demonstram que elas costumam assumir o papel de cuidadoras responsáveis quando um ente querido adoece e requer cuidados em casa. Trata-se de mães, filhas, avós, esposas, que muitas vezes abrem mão de si mesmas para cuidar do outro. Diante dessa realidade, Dra. Marina Loureiro Maior, médica paliativista e membro do comitê de experiência do paciente da Pronep Life Care, empresa de pioneira em atenção domiciliar (home care) do grupo Sodexo, faz alguns alertas e compartilha algumas dicas para que as cuidadoras de pessoas doentes não descuidem da própria saúde.


A maioria dos cuidadores responsáveis por pacientes com enfermidades graves e que demandam cuidados constantes são mulheres. Em estudo publicado em 2018 por pesquisadores da PUC Campinas foi constatado que 86% dos cuidadores são do sexo feminino*. Isso gera impactos em suas vidas pessoal e profissional. É comum que aquele núcleo olhe especialmente para filhas solteiras.


Com a rotina intensa e a necessidade de cuidados contínuos, as cuidadoras responsáveis acabam sofrendo impactos físicos e psicológicos. Dentre os principais problemas apontados por elas estão estresse, rotina intensa, cansaço físico e mental, sobrecarga de trabalho, redução das atividades sociais, profissionais e de lazer e falta de tempo para cuidar da própria saúde.

De acordo com levantamento elaborado pela consultoria Censuswide em parceria com a FENAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama)**, o cenário é preocupante: 46% dos cuidadores revelam não ter tempo para comparecer às próprias consultas médicas, 53% afirmam se sentir cansados e 61% assumiram precisar de cuidados com a saúde mental. 

Nesse contexto, confira cinco dicas da especialista para o autocuidado e melhorar a qualidade de vida da cuidadora responsável: 

Troque experiências: procure conversar com pessoas que também cuidam de algum parente doente dentro de casa, trocando informações com amigas, vizinhas ou conhecidas que vivem uma rotina semelhante. Grupos de mulheres cuidadoras na internet também podem ser uma boa opção.

Não negligencie sua saúde mental: cuidar de um ente querido é uma tarefa árdua e cansativa. Preste atenção à sua saúde mental e avalie se a carga de trabalho pode estar prejudicando-a. Se necessário, não deixe de procurar ajuda de um profissional da área psicológica. “Aqui na Pronep, por exemplo, temos um serviço, o Apoio Pass, que disponibiliza apoio psicológico para colaboradores e familiares, feito por telefone, com disponibilidade de 24 horas e à disposição do cuidador tutor para qualquer questão”, explica Dra. Marina. 

Sua saúde também merece cuidados: Alimente-se de forma saudável e nutritiva, pratique exercícios físicos, alongamentos, meditação, realize exames e faça visitas ao médico regularmente.

Reserve um tempo para si: Durante os intervalos do dia, aproveite para descansar, ler um bom livro, assistir filmes, séries ou ouvir músicas, atividades que irão aliviar a carga mental e proporcionar distração.

Aproveite os momentos com a família: Com a pandemia de Covid-19, estar próximo fisicamente de pessoas que amamos virou uma atividade não recomendada quando se tratam de familiares de diferentes núcleos. Por isso, aproveite para fortalecer os laços afetivos com aqueles que estão na mesma casa e busque acordos de colaboração conjunta.

É importante ressaltar que não apenas idosos com enfermidades delicadas recebem atenção especial de cuidadoras. Crianças e adultos com doenças crônicas também podem demandar esse atendimento. “É necessário olharmos não apenas para os pacientes, mas também para as cuidadoras. Precisamos discutir como o cotidiano de cuidar de um enfermo afeta essas mulheres, e pensarmos em maneiras de melhorar a qualidade de vida delas. Cuidar de quem cuida”, finaliza Dra. Marina Loureiro Maior.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar. 

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

Informações à imprensa Pronep – Tamer Comunicação:

Geyse Alencar – [email protected] – (11) 9-9940-0128

Vinícius Barboza – [email protected] – (11) 9-7208-6880

Marisa Ramazotti – [email protected] – (11) 97203-2039

Tércio Braga – [email protected] – (11) 99671-4579 / (11) 9-7203-2039