A dose de reforço da vacina contra covid-19 passa a valer para pessoas a partir de 18 anos e esquema vacinal completo há 5 meses.

Dose de reforço é mais importante em casos da nova variante de Covid

Hoje a realidade do país é outra, mas, apesar disso, ainda precisamos manter cuidados sanitários e de saúde para combater a disseminação do Coronavírus. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou sobre uma nova variante da Covid-19, denominada como Ômicron, detectada pela primeira vez em Botswana e na África do Sul. Até o momento, não há pesquisas conclusivas quanto aos efeitos ou em relação ao nível de transmissão do vírus. Nesta semana, foi anunciada a primeira morte ligada à variante.

Neste cenário, é ainda mais importante lembrar que a vacinação segue sendo a melhor medida de prevenção de saúde pública contra a Covid-19. Além disso, há uma grande expectativa em relação à eficácia das vacinas, principalmente como uma ação capaz de diminuir casos graves, hospitalizações e mortes. De acordo com dados da OMS, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano.

Manter a situação vacinal em dia e completá-la é fundamental para garantir a proteção contra doenças imunopreveníveis. Vale lembrar que, desde novembro de 2021, o Ministério da Saúde passou a indicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para todas as pessoas com mais de 18 anos que estejam com esquema vacinal completo há 5 meses.

A princípio, a dose de reforço era recomendada para profissionais da saúde e pessoas com 60 anos ou mais após a segunda dose da Janssen e para imunossuprimidos (após 28 dias da última dose).

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a dose de reforço deve ser preferencialmente com uma vacina diferente da imunização primária. Até o momento,  estudos científicos revelam que as vacinas aprovadas em circulação são eficazes contra a Covid-19 e funcionam também contra as variantes conhecidas. Mas, a proteção promovida pelas vacinas reduz com o tempo, por isso é essencial ter dose de reforço.

Apesar do Brasil estar ampliando a vacinação com dose adicional, é importante que toda a população mantenha os protocolos de proteção individual e que todos estejam atentos às orientações, a fim de contribuir com a segurança em saúde para todos.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado