É extremamente necessário fazer a administração adequada dos medicamentos, já que o uso indevido pode causar sérios transtornos à saúde.

Evolução da medicina traz benefícios para a longevidade

O avanço tecnológico e científico proporciona diversos benefícios em vários segmentos da sociedade, principalmente quando se trata de saúde e longevidade. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil chega em média a quase 77 anos de idade. 

Desta forma, cresce cada vez mais o número de idosos no Brasil. Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros possuem mais de 60 anos de idade. Segundo o IBGE, estima-se que, até 2060, aproximadamente 32% da população brasileira será idosa, ou seja, 3 em cada 10 pessoas deverão ter mais de 60 anos.

De acordo com pesquisas realizadas pelo mundo, o aumento de expectativa da população está associado a hábitos como: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e avanço da tecnologia e da ciência, que possibilitam novos tratamentos clínicos. 

Quem leu esse texto também leu: Envelhecimento da população brasileira uma questão de saúde pública

Quando se trata de avanço na saúde, vale destacar que, desde o século 20, a medicina entrou em uma nova era da história da humanidade com o surgimento das clínicas médicas, uma estrutura que conhecemos até hoje como a fase inicial do exame médico. Em paralelo, ocorre o avanço tecnológico, proporcionando recursos técnicos que ajudam no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças. 

A importância do avanço da medicina para a longevidade

Cada vez mais, a medicina conta com exames de imagens mais precisos que viabilizam o diagnóstico de vários tipos doenças. Esses exames são de extrema importância, visto que as chances de cura aumentam consideravelmente quando a doença é detectada precocemente, como é o caso dos cânceres de pele, mama, próstata e útero, por exemplo.

Além do câncer, também é possível contar com recursos tecnológicos mais precisos que auxiliam na medicina quanto ao diagnóstico de doenças cardiovasculares. Entretanto, o recomendado é fazer o check-up médico regularmente.

As doenças cardiovasculares são consideradas como uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo, sendo que mais de 230 mil pessoas morrem por ano devido a problemas com o coração, segundo informações da Associação de Registradores Naturais (ARPEN) juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por outro lado, ao longo do tempo, tem ocorrido uma diminuição do número de casos de morte devido a problemas do coração por conta da mudança de hábitos de parte da população como não fumar, prática regular de exercícios físicos, acompanhamento médico, adoção de alimentação mais saudável, uso de medicamentos para o controle da pressão, colesterol e glicose. 

Quem leu esse texto também leu: a importância do autocuidado para manter a saúde em dia

De fato, o aprimoramento de tecnologia no desenvolvimento de novos medicamentos e procedimentos cirúrgicos também fazem a diferença na redução dos casos de mortes.

Outro fator que tem feito a diferença na longevidade é o desenvolvimento de vacinas para o combate de doenças. Ao longo da história, a descoberta de vacinas para a gripe, covid-19, tuberculose, entre outras, ajudaram e continuam ajudando a proteger a população. Estudos indicam que a vacinação pode diminuir em até 40% a mortalidade cardiovascular, até mesmo em pessoas com idade acima de 60 anos. Além de buscar manter o calendário vacinal em dia, alguns hábitos podem ajudar a alcançar a longevidade com qualidade e saúde:

– Praticar exercícios regularmente;

– Manter uma alimentação saudável;

– Ter propósito de vida e cultivar bons relacionamentos;

– Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcóolicas;

– Manter um sono de qualidade;

– Exercitar a mente;

Portanto, além de manter um estilo saudável, é essencial fazer check-ups  periódicos, pois além de permitir conhecer mais o corpo, ajuda a manter a saúde em dia. 

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado