Higienização das mãos com água e sabão

Dia da Higiene das mãos ganha mais destaque em tempos de pandemia

O Dia Mundial da Higiene das Mãos acontece anualmente no dia 5 de maio. Por conta da pandemia global causada pelo Coronavírus, nunca foi tão importante falar sobre a lavagem constante delas.

A correta higiene das mãos é um dos principais meios de prevenção contra a Covid-19, mas também previne possíveis infecções de muitas doenças. Além do álcool 70%, lavá-las com água e sabão sempre que possível é fundamental.

80% das doenças transmissíveis são contraídas pelo toque, por isso higienize as mãos antes de tocar o rosto. Além disso, lavar as mãos também reduz os casos de diarreia em até 40%.

Algumas situações do dia a dia são momentos-chaves para reforçar este cuidado: sempre antes de preparar alguma receitas ou alimentos de uma maneira geral e após usar o banheiro.

Quem leu esse também leu: Mantenha atenção aos cuidados e prevenção contra a Covid-19

Profissionais da saúde

A data é um alerta para a população em geral, mas especialmente para os profissionais da área da saúde, que devem ter atenção redobrada, pelo trato com pacientes em Atenção Domiciliar ou pelos que atuam em ambiente hospitalar.

De acordo com o Ministério da Saúde, a adequada higienização previne e controla infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada principalmente:

  • antes de tocar o paciente;
  • antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
  • após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
  • após tocar o paciente; e
  • após tocar superfícies próximas ao paciente.

As infecções atingem centenas de milhões de pacientes no mundo e impactam significativamente as pessoas e os sistemas de saúde.

Previna-se

Lavar as mãos com frequência e corretamente parece uma tarefa fácil, mas demanda atenção e alguns passos que são importantes e podem ser esquecidos pela repetição. Confira o vídeo abaixo e não se esqueça do passo a passo.

Quem leu esse também leu: Nutrição pós-Covid é a principal aliada na recuperação da doença

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado