nutrição pós Covid-19

Nutrição pós-Covid é a principal aliada na recuperação da doença

Empresa do Grupo Sodexo, pioneira no serviço de Atenção Domiciliar no Brasil, a Pronep Life Care selecionou importantes conselhos sobre nutrição pós-Covid, com base no manual elaborado pela Associação Canadense de Nutrição. O documento traz dicas importantes de alimentação após a infecção e tratamento pela Covid-19.

A doença deixa sequelas de maior ou menor grau nos pacientes que estiveram internados. Entre os sintomas que podem persistir estão alterações no paladar, falta de apetite e cansaço ao realizar atividades que antes eram comuns na rotina.

paciente se recuperando da Covid-19

Os pacientes que receberam alta hospitalar após a Covid-19 precisam de cuidados especiais para aliviar possíveis sequelas da doença. A nutrição pós-Covid adequada é uma forte aliada para a recuperação total.

Uma das orientações destacada pela nutricionista da Pronep, Monique Karenine e Souza, é a ingestão adequada de nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, o que garante uma melhor recuperação e também pode amenizar as sequelas.

Acompanhe abaixo outras dicas importantes que podem auxiliar na recuperação da Covid-19:

Fraqueza e perda de peso

É comum que os pacientes que receberam alta se sintam mais fracos, sem vontade de comer e que tenham emagrecido. A alimentação adequada ajuda a evitar a perda de peso e retomar aos poucos o ‘pique’ para as atividades diárias.

Ingestão de proteínas

Consuma alimentos ricos em proteínas, como carnes vermelhas e brancas, peixes, ovos, grãos, iogurtes, queijos e leites, soja e nozes, por exemplo.

Quem leu esse texto também leu: Possíveis efeitos colaterais da vacina contra Covid

Varie os alimentos consumidos

Experimente pães integrais, massas, arroz ou cereais. Também não se esqueça das frutas, legumes e verduras em todas as refeições.

Monitore o quanto está comendo

É importante acompanhar dia a dia o quanto você está comendo e se está deixando sobras. Caso esteja comendo menos, faça milk-shakes com iogurtes entre as refeições. Se achar necessário, procure ajuda profissional para avaliar a necessidade de suplementação nutricional.

Atenção aos líquidos

importância da hidratação na nutrição pós-covid

A ingestão de oito a dez copos diários de água filtrada por dia também é importante para a nutrição pós-Covid. Se preferir, varie com refrescos, água de coco, chás gelados e sucos naturais da fruta.

Quem leu esse texto também leu: Mantenha atenção aos cuidados e prevenção contra a Covid-19

Coma mais vezes, mas em menor quantidade

Caso o paciente recém-recuperado sinta constante falta de apetite, cansaço e dificuldades para se alimentar, as refeições podem ser feitas com maior frequência e em porções menores.

Alterações no paladar na nutrição pós-Covid?

A sequela pode ser amenizada com a ingestão de alimentos frios no início da refeição, balas azedas, mentoladas ou gomas de mascar antes e depois de comer caso sua boca esteja seca. Mantenha também uma escovação regular dos dentes.

Conheça mais sobre a Pronep Life Care na home do site e nas redes sociais.

Movidos pela vontade de fazer o bem: ouvir, sentir e cuidar.

cartilha sobre nutrição pós-Covid
cartilha sobre nutrição pós-Covid