O câncer de intestino, conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é considerado o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.

Quais os principais sintomas do câncer de intestino?

O câncer de intestino, conhecido também como câncer de cólon e reto ou colorretal, é considerado o terceiro tipo de câncer mais comum na população brasileira. Atualmente, o número de casos deste tipo da doença fica atrás apenas do câncer de mama nas mulheres e do câncer de próstata nos homens. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diagnosticados cerca de 41 mil novos casos por ano no Brasil. 

De modo geral, o desenvolvimento da doença em grande parte dos casos está relacionado ao estilo de vida do indivíduo e é mais comum em pessoas com idade acima de 50 anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que grande parte dos casos de câncer de intestino são associadas ao sedentarismo, consumo de álcool em excesso, alimentação rica em gordura, pouco consumo de fibras, verduras e frutas.

A doença tem como característica tumores que começam na região do intestino grosso e no reto (parte final do intestino) e ânus. 

Continue a leitura e descubra: pontos de atenção, cuidados e características.

Você sabia que o câncer de intestino pode ser prevenido? A doença pode ser identificada através do surgimento de pólipos intestinais, ou seja, lesões benignas formadas na parede do intestino que, quando não são retiradas, podem se transformar em câncer. Por isso, é muito importante estar atento(a) aos sinais que o corpo apresenta. Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Alterações no hábito intestinal (prisão de ventre ou diarreia);
  • Redução de peso sem motivo aparente;
  • Aparecimento de sangue nas fezes;
  • Desconforto ou dores abdominais como cólicas ou gases;
  • Sinais de cansaço, fraqueza e anemia.

Além desses sintomas, podem surgir outros sinais como úlcera gástrica, verminose, hemorroidas, entre outras. Por isso, ao perceber os sintomas, o recomendado é buscar orientação médica. O proctologista ou o gastroenterologista são profissionais responsáveis por realizar o diagnóstico adequado e recomendar o tratamento necessário para a doença. 

Os tumores podem ser diagnosticados através de exames de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Esses procedimentos ajudam a avaliar o tipo de tumor e, juntamente com a análise médica, iniciar o tratamento correto. Nesse caso, o diagnóstico feito através do exame de colonoscopia realiza a biópsia, ou seja,  retira-se uma pequena porção de tecido da lesão suspeita. A remoção da amostra é realizada através de um aparelho colocado pelo reto.

Mas o ponto positivo é que existe tratamento para o câncer de intestino e, em grande parte dos casos, tem cura quando detectado precocemente. Entretanto, quando a doença se espalha, com metástases para outros órgãos, a possibilidade de cura se reduz.

O tratamento do câncer de intestino pode variar de acordo com o tipo, local e extensão do tumor. A cirurgia é uma das etapas iniciais do tratamento, a qual remove a parte afetada do intestino. Além disso, a radioterapia pode ser realizada em conjunto ou não com a quimioterapia para reduzir a possibilidade de retorno do tumor. Por isso, é essencial manter o acompanhamento médico para o monitoramento do corpo após o tratamento.

Vale lembrar que a prevenção sempre é a melhor opção. O recomendado é a realização anual de exame de sangue oculto nas fezes, principalmente para pessoas acima de 50 anos. Esse exame laboratorial é um procedimento simples e indicado pelo médico clínico. Além disso, alguns hábitos podem ajudar na prevenção como:

  • Manter uma alimentação rica em fibras e reduzida em gorduras animais;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Realizar exames de sangue e colonoscopia, principalmente pessoas acima de 50 anos, para diagnóstico precoce e tratamento apropriado de pólipos;

Portanto, além de ter um estilo de vida saudável, é importante consultar o médico regularmente para manter a saúde em dia.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado