Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo são afetadas por hérnia de disco.

Quais as causas da hérnia de disco?

No dia a dia, costuma ser muito comum as pessoas relatarem dores nas costas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo são afetadas por hérnia de disco. De modo geral, a hérnia de disco é considerada uma das doenças mais comuns que comprometem a coluna vertebral, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas é importante ter uma avaliação médica para identificar a região e intensidade da dor e as suas causas, já que dores nas costas também podem sinalizar outros problemas de saúde como pedra nos rins, nervo ciático, cansaço, estresse, entre outros. 

Neste artigo, vamos entender como funciona a coluna e apresentar algumas causas comuns da hérnia de disco. Continue a leitura e confira.

Como ocorre a hérnia de disco?

A coluna é composta por vértebras, as quais, internamente, possuem um canal que contém a medula espinhal. Em sua estrutura, há os discos intervertebrais, partes em formato de anel compostas por tecido cartilaginoso, que tem o papel de impedir o atrito entre as vértebras e amenizar os impactos.

Ao longo do tempo e com movimento repetitivo, ocorre um desgaste normal dos discos intervertebrais. Este desgaste pode provocar as hérnias de disco, já que parte dos discos alteram de posição e interferem nas raízes nervosas da coluna durante este processo. Inclusive, é muito comum surgirem alterações nas regiões da cervical e lombar, já que são estruturas que envolvem os movimentos e a sustentação do peso.

Assim, podem surgir diversos sintomas relacionados à região, entre eles: 

  • Formigamento acompanhado de dor ou não; 
  • Rigidez na nuca;
  • Dor na coluna, perna e/ ou coxa;
  • Dor na coluna e/ou no braço.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, as hérnias de disco podem ser denominadas em três tipos: cervical (parte do pescoço); torácica (parte central das costas) e lombar (parte inferior das costas).

Uma das principais causas da formação de hérnia de disco está relacionada à predisposição genética, já que o desgaste é normal devido à idade. Além disso, existem outros fatores como:

  • Envelhecimento; 
  • Sedentarismo;
  • Carregar e levantar peso em excesso;
  • Movimentos repetitivos diários;
  • Má postura na rotina.

Tratamento e prevenção

Uma boa notícia é que a hérnia de disco tem cura. O recomendado é fazer acompanhamento médico para a realização do diagnóstico adequado avaliando os sintomas juntamente com resultado de exames de imagens. Alguns procedimentos como ressonância magnética, raio x e tomografia auxiliam a identificar o tamanho da lesão e a parte da coluna onde fica a hérnia. 

De modo geral, existem diversas formas de tratamentos como o uso de medicamentos, repouso, fisioterapia e acupuntura. Por outro lado, em alguns casos demanda cirurgia, mas só é recomendada nas situações mais graves.

Portanto, o fundamental é buscar manter hábitos saudáveis. Algumas ações como a prática regular de exercícios físicos, alongamento e atividades que auxiliam no fortalecimento da musculatura e postura corporal adequada são essenciais para a prevenção.

Entre em contato conosco

Inscreva-se e receba nossas novidades

Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.

Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:

Preciso de cuidados o quanto antes

Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]

Preciso de cuidados nos próximos três meses

    Preciso de cuidados por tempo indeterminado